quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Espelhos



Rio de Janeiro - Ana acordava todos os dias às 5h da matina e corria kms para manter a forma, depois seguia para a academia e mais 1h e 30min de musculação, não satisfeita: spinning...natação, lambaeróbica. Ao final estava exausta, tomava banho e ganhava a rua e sempre passava na banca de jornal, pedia Boa Forma, Nova, Cláudia, etc... E antes do trampo, o ritual dos cremes... e aquele café da manhã de frutinhas e um iogurte... o almoço o franguinho grelhado e os pedaços de alface... Assim seguia a rotina diária...se guiando...sempre com o corpo em dia...mas será que ela era feliz ? Será que ela fazia isso por amor ou porque toda a cultura de massa a pressionava? Será que ela era amada porque tinha o corpo que o mundo queria, ou será que ela amava quem era? Mas quem era ela ? Ela foi construída e esculpida segundo seu desejo? Sempre na última moda, no último grito e com o sapato mais caro. Podia pagar a plástica que quisesse para manter os anos sempre congelados. E aquelas 10 ou 20 sessões de drenagem linfática...tudo ela podia fazer...para ter a estampa rejuvenescida! Será que ela é uma escrava ?

Afeganistão- Nogreh não tinha o direito de mostrar seu corpo, seu rosto e seu sorriso quando andava pelas ruas. A vestimenta a protegia dos olhares segundo a sua cultura, a protegia da tentação e de pensamentos impuros dos homens. Era uma lei, um código que se não fosse seguido a punia com pedras. De vez em quando ela se dava ao luxo de colocar um sapato de salto branco, fugia às regras muito de leve, o sapato a fazia se sentir feminina. Será que se pudesse escolher estaria usando uma burca ?

Ocidental ou Oriental será que as mulheres gozam da suprema liberdade de escolha ? Simbolica ou concretamente...as mulheres sentem na pele o quanto são escravas de convenções e regras que não foram eleitas por elas. Elas se submetem... essa seria a liberdade ? A prisão de um corpo siliconado, malhado, plastificado e a prisão de uma vestimenta que o esconde...será que existe diferença ? É algo a se pensar...

Um comentário:

  1. ambas são escravas. a ocidental, escrava da moda, das convenções, do estilo como manda o figurino. a oriental é escrava das tradições, culturas, do fundamentalismo religioso. é mais para a ocidental soltar as amarras, mas depende só dela, apenas dela, mas como vc disse a pressão é grande, mas elase deixa pressionar. a oriental é mais difícil. só se mudar de país. em suma: mulher sofre. às vezes prq quer, às vezes por ser mulher.

    ResponderExcluir